Administrador de sistemas vs. Administrador de rede

10 minutes, 43 seconds Read

Se o senhor observar o seu local de trabalho, provavelmente descobrirá que a maioria dos seus recursos digitais está muito bem organizada. Os programas que são executados em seu computador, o software, o hardware, a fibra óptica, os serviços de backend, o roteamento e a comutação – tudo parece muito bem organizado, certo? Isso acontece porque alguém é responsável por gerenciar todos esses serviços e redes.

Dois administradores indispensáveis cuidam desses serviços: os administradores de sistema e os administradores de rede. Muitas vezes, as pessoas confundem os dois por causa das semelhanças na natureza do trabalho. O senhor pode até ouvir os dois termos serem usados de forma intercambiável. Os administradores de sistemas e de redes são dois dos cargos mais requisitados no setor de TI.

Qual é a carreira tecnológica ideal para o senhor?

Pronto para mudar de carreira e se juntar à próxima força de trabalho do mundo? Na Thinkful, nós o apoiamos com vários programas de tecnologia para equipá-lo com as
habilidades em demanda.



O que fazem os administradores de sistema e os administradores de rede?

Em um departamento de TI típico de uma pequena empresa, espera-se que um administrador de sistemas cuide de tudo, desde a instalação e a configuração até a solução de problemas do servidor e a atualização do software. Ele estará envolvido na criação de IDs e perfis de e-mail e na concessão de direitos de acesso aos funcionários da empresa. É provável que a gama de responsabilidades também inclua a manutenção de servidores de sistema na rede. A descrição do cargo é ampla porque o volume de trabalho provavelmente será menor em uma pequena empresa. Portanto, espera-se que uma única pessoa gerencie o administrador do sistema, o administrador da rede e o administrador da segurança.

Mas, assim que a organização cresce além de um determinado tamanho, essas funções tendem a ser divididas em duas ou mais funções: os administradores de sistema e os administradores de rede cuidarão dessas responsabilidades.

Agora vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma dessas funções.

O que faz um administrador de sistemas?

O trabalho de um administrador de sistemas é garantir que os sistemas de computador estejam em boas condições de funcionamento. Esse trabalho inclui instalações de software e hardware, recuperação de dados, solução de problemas e manutenção de software e hardware. Tomemos como exemplo um hospital que tem seu próprio software que produz dados diariamente para executar suas operações. Um administrador de sistemas é responsável por sua instalação e manutenção, além de garantir que o software esteja configurado corretamente. Portanto, um administrador de sistemas normalmente lida com os recursos de computação na infraestrutura, inventários de hardware, licenças de software e planejamento de capacidade.

Embora o trabalho do administrador de sistemas envolva o manuseio de hardware físico, seu ponto forte está principalmente na virtualização do data center, em que os servidores físicos são virtualizados em uma instalação de data center.

Educação e certificação para administradores de sistemas

Se estiver interessado em seguir uma carreira como administrador de sistemas, as seguintes habilidades e opções de estudo o colocarão no caminho certo:

  • Graduação em tecnologia da informação ou ciência da computação.
  • Cursos certificados em Microsoft, Linux e Red Hat.
  • Certificação na CompTIA.
  • Habilidades interpessoais, como comunicação e trabalho em equipe, que melhoram sua capacidade de colaborar com equipes.
  • Um curso de administração que o ajudará a trabalhar com confiança de forma independente ou em equipe, além de se destacar em funções de liderança.
  • Um curso on-line em análise de dados ou engenharia de software que podem ajudá-lo a aprender as principais habilidades para se tornar um administrador de sistemas ou administrador de rede.

O que faz um administrador de rede?

A principal responsabilidade de um administrador de rede é garantir que a rede esteja funcionando com o mínimo de interrupções. O administrador de rede cuida do gerenciamento de switches e da aplicação de patches nas portas que funcionam em diferentes áreas do local de trabalho. Uma das tarefas mais importantes de um administrador de rede é gerenciar e configurar firewalls. Embora a virtualização da rede seja agora a norma, é provável que um administrador de rede ainda trabalhe com hardware. Os administradores de rede são especialistas em áreas como roteamento, balanceamento de carga, proxies, endereçamento IP e VLAN.

A interrupção da rede e as falhas no servidor afetam diretamente o acesso dos usuários aos aplicativos – é por isso que o gerenciamento e a administração da rede são um pouco mais complexos do que a administração do sistema.

Educação e certificação para administradores de rede

Se quiser desenvolver suas habilidades para se tornar um administrador de rede, talvez queira examinar as seguintes opções de formação:

  • Graduação em ciência da computação ou TI.
  • Certificação em CompTIA A+.
  • Cursos de certificação como o CompTIA Security+, se o senhor pretende se especializar em segurança cibernética e proteção de dados.
  • Um diploma de bacharelado ou mestrado em ciências, com especialização em áreas relacionadas a computadores, como engenharia da computação e programação.
  • Cursos específicos em solução de problemas ou experiência técnica.
  • Habilidades analíticas, que o ajudarão a identificar e resolver problemas de rede.
  • Um diploma ou graduação em administração, que o ajudará a desenvolver habilidades de liderança e lhe dará uma vantagem no mercado de trabalho de administrador de rede.
  • Um curso on-line que o ajudará a aprender a programar e entender os fundamentos da engenharia de software.

Qual é a diferença entre um administrador de rede e um administrador de sistema?

É amplamente reconhecido que não há diferenças gritantes entre os administradores de rede e os administradores de sistema. Pode haver uma linha tênue entre as funções, mas elas tendem a ser bastante fluidas. Geralmente, isso se resume ao tamanho da organização em que estão trabalhando. Em uma empresa menor, as duas funções geralmente são tratadas de forma intercambiável. À medida que a empresa e sua infraestrutura crescem, suas responsabilidades se dividem e se tornam mais específicas.

As principais responsabilidades de um administrador de rede incluem monitorar e manter sistemas de LAN, WAN e Internet, instalar e configurar software, enquanto as principais responsabilidades de um administrador de sistema são os serviços de backend e a manutenção de aplicativos. Os administradores de rede se concentram na infraestrutura de computadores e na resiliência da rede, enquanto os administradores de sistemas se concentram na implantação de novos softwares, no gerenciamento de e-mails e nos filtros da Internet.

Veja abaixo um guia de referência rápida sobre a diferença entre as duas funções:

Administrador de rede

  • Cuida da infraestrutura do servidor
  • Instala e configura LAN e WAN
  • Mantém o hub onde todos os servidores estão localizados
  • Instala a rede de configuraçãoMantém a rede de configuração

Administrador do sistema

  • Cuida da segurança da rede
  • Instala software e atualizações
  • Mantém elementos de design e componentes de rede

Planos de carreira para administradores de sistemas e administradores de rede

A demanda por administradores de rede está crescendo a cada dia, e estima-se que crescerá em 5% entre 2020 e 2030. As organizações estão investindo cada vez mais em tecnologia de ponta, de acordo com um relatório do Bureau of Labor Statistics. Os profissionais de TI que desejam se especializar em administração de redes têm uma ampla gama de opções, como gerente de data center, gerente sênior de sistemas, diretor de TI e gerente de sistemas de informação.

Para os administradores de sistemas, as opções incluem analistas de sistemas, profissionais de segurança cibernética, profissionais de proteção de dados, engenheiros de software, desenvolvedores de Android, técnicos líderes e desenvolvedores da Web.

Qual é o salário médio de um administrador de rede e de um administrador de sistemas?

O administrador de rede e o administrador de sistema estão na faixa de entre os cinco empregos de TI mais bem pagos. Com uma diferença nebulosa entre as funções, é difícil comparar as duas, mas ambas recebem salários impressionantes.

Em outubro de 2021, o salário médio de um administrador de rede era de US$ 60.517 por ano, enquanto os administradores de sistemas ganham em média US$ 62.958 por ano.

Abaixo estão alguns títulos de cargos relacionados à administração de sistemas e redes e seus salários médios:

Os administradores de sistemas e de redes trabalham em estreita colaboração para atingir o mesmo objetivo. Como resultado, as responsabilidades tendem a se mover com fluidez entre as duas funções. Se um administrador de rede fizer determinadas alterações em um firewall ou em uma rede, isso afetará diretamente o administrador de sistemas, pois ambos são interdependentes. Da mesma forma, se um administrador de sistemas fizer alterações em uma infraestrutura, isso afetará diretamente a administração da rede.

Quais são as habilidades necessárias para se tornar um administrador de rede ou administrador de sistema?

À medida que ganhar experiência, o senhor desenvolverá as habilidades mais especializadas exigidas por cada profissão. Mas se o senhor estiver apenas começando, tanto os administradores de rede quanto os administradores de sistema precisam de habilidades básicas semelhantes.

Para se destacar em qualquer uma das funções, o senhor deve se concentrar no desenvolvimento de suas habilidades analíticas. Isso será útil, pois o senhor precisará avaliar o desempenho e escolher as informações mais relevantes para a tarefa em questão.

Ambos os tipos de administradores também devem ser capazes de comunicar problemas a equipes não técnicas. Comunicação clara e trabalho em equipe são fundamentais.

Conhecimentos de informática são necessários em qualquer nível, pois o senhor terá de supervisionar uma rede de computadores e garantir que todos funcionem juntos adequadamente. O senhor também deve ser capaz de resolver os problemas que surgem dentro e fora das redes.

Que cargos estão relacionados à administração de sistemas e administração de redes?

Depois de adquirir as principais habilidades necessárias para se tornar um administrador, o senhor poderá se candidatar a uma série de cargos, inclusive:

  • Diretor de TI
  • Gerente de TI
  • Especialista em TI
  • Administrador de rede local (administrador de LAN)
  • Engenheiro de sistemas

Seu título variará de acordo com seu setor de especialização, anos de experiência e interesses pessoais.

Que tipos de software os administradores de sistema e de rede usam?

Há uma variedade de sistemas de segurança de rede com os quais o senhor se familiarizará, como OpenService, Open Nerve Center, Ethereal e CiscoWorks. Essas são ferramentas altamente especializadas que o senhor provavelmente aprenderá em seu primeiro emprego ou estágio.

Carreiras em Administração de Sistemas ou Administração de Redes

Se o senhor está pensando em seguir uma carreira na área de tecnologia, mas não tem certeza de qual caminho seguir, faça nosso teste e descubra qual carreira em tecnologia é mais adequada para o senhor. Se decidir que um curso bootcamp é adequado para o senhor, agende uma ligação com um de nossos representantes de admissão hoje para saber como começar. O senhor também pode ler mais sobre nossa resultados do curso.

FAQs

Qual é a diferença de remuneração entre os administradores de rede e os administradores de sistema?

Existe alguma sobreposição entre os administradores de rede e os administradores de sistema?

Há uma boa quantidade de sobreposição nas habilidades de trabalho de um administrador de rede e de um administrador de sistema. Em organizações pequenas, uma pessoa geralmente desempenha as duas funções. Mas em empresas maiores, eles têm especializações diferentes.

Como faço para entrar na administração de sistemas ou na administração de redes?

Se o senhor deseja ingressar em uma dessas carreiras em crescimento, um ótimo lugar para começar seria um curso on-line ou um bootcamp. O senhor aprenderá as habilidades necessárias para ser contratado, em um formato simplificado e conveniente.

Qual carreira tecnológica é a certa para o senhor?

Pronto para mudar de carreira e se juntar à próxima força de trabalho do mundo? Na Thinkful, nós o apoiamos com vários programas de tecnologia para equipá-lo com as
habilidades em demanda.



Similar Posts