Aprenda engenharia de software

4 minutes, 48 seconds Read

Com a Internet se tornando uma parte indispensável do nosso dia a dia, a demanda por engenheiros de software no mercado de trabalho aumentou rapidamente. O setor de software é um ambiente altamente dinâmico e de ritmo acelerado, em que as exigências dos usuários e o desenvolvimento de aplicativos estão em constante mudança. Acrescente a isso a crescente complexidade da tecnologia e a pressão para que as empresas inovem, e não é de surpreender que os engenheiros de software altamente qualificados estejam buscando salários mais altos e segurança no emprego.

Apresentaremos as habilidades que os engenheiros de software precisam ter para serem bem-sucedidos e algumas das especializações que o senhor pode escolher se decidir fazer carreira com o código.

Inicie sua carreira em engenharia de software

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.



Grau universitário

Bacharelado ou Mestrado

A maneira tradicional de se tornar um engenheiro de software é se matricular em um programa de pós-graduação na universidade, com cursos relacionados à ciência da computação e engenharia de software. O bacharelado normalmente dura quatro anos e abrange todo o escopo do desenvolvimento e da engenharia de software – codificação de front-end e back-end, produtos de software, ciclos de vida e matemática relevante.

Algumas das escolas mais conceituadas de ciência e engenharia da computação são MIT, Stanford, UC Berkeley, Georgia Tech, Universidade de Illinois, Universidade de Michigan, Universidade do Texas Cornell, Universidade Purdue, Princeton, Harvard e Universidade Johns Hopkins. A engenharia de software é um curso relativamente convencional e muito procurado em todo o mundo, portanto, praticamente todas as universidades com cursos de ciência e tecnologia oferecem programas de graduação e pós-graduação em ciência da computação.

Graus de associado

Se um diploma de graduação de quatro anos não for do seu agrado, outra opção é um diploma de associado de dois anos. A diferença é que se trata de um programa mais voltado para o setor do que estritamente acadêmico, portanto, pode ser excelente para abrir portas para novas oportunidades e empregos de nível inicial na área.

Bootcamps de codificação

Se o senhor não quiser se comprometer com um diploma universitário, uma ótima maneira de aprender engenharia de software é se inscrever em um bootcamp de codificação. Os bootcamps podem durar de oito semanas a seis meses, dependendo do tipo de programa. Muitos deles oferecem opções de aprendizado remoto, além de sessões em sala de aula conduzidas por instrutores. Questionários, sessões de solução de problemas e networking são algumas das grandes vantagens dos bootcamps de codificação. Muitos também oferecem assistência financeira e sessões de carreira, que envolvem preparação de currículo e portfólio. Alguns dos bootcamps mais populares nos EUA e na Europa são liderados por Ironhack, Nucamp e Assembleia Geral.

Nosso Bootcamp de Engenharia de Software é um programa on-line oferecido em um formato imersivo em tempo integral e flexível em tempo parcial. Como um dos bootcamps mais abrangentes do gênero, o programa oferece aulas on-line, orientação e coaching de carreira.

Certificações on-line

Há excelentes cursos de certificação on-line que o ajudarão a aumentar seu conjunto de habilidades, tanto pagos quanto gratuitos. Procure os cursos ministrados por professores de instituições conceituadas, como Harvard, Universidade de Michigan ou Universidade da Pensilvânia.

Livros e materiais de estudo

O valor da leitura independente e do autoaprendizado não pode ser exagerado. Há centenas de livros eletrônicos disponíveis sobre diferentes aspectos da engenharia de software, bem como sobre linguagens de programação específicas. Alguns títulos dignos de nota são:

  1. Código Limpo: Manual de Artesanato de Software Ágil, de Robert C. Martin.
  2. Testing Computer Software, por Cem Kaner, Jack Fall e Hung Q. Nguyen.
  3. Pérolas de programação por Jon Bentley.
  4. Padrões de design: Elementos de software reutilizável orientado a objetos, de Erich Gamma.

Auto-aprendizado versus educação formal

Tanto a educação formal quanto as rotas de autoaprendizagem têm seus prós e contras. Um diploma universitário exige um investimento significativo de tempo, esforço e dinheiro durante o curso. O lado positivo é que o senhor terá uma ampla oportunidade de fazer contatos e certamente aumentará suas chances de conseguir um cargo de engenheiro de software em uma empresa de primeira linha.

O autoaprendizado, por outro lado, é muito mais fácil para o bolso e pode ser feito em um ritmo que se adapte ao seu estilo de vida atual. No entanto, o senhor terá menos oportunidades de fazer contatos ou tirar dúvidas ao longo do caminho, principalmente se depender de livros e aulas em vídeo.

Seja o senhor um autodidata ou um estudante universitário, é sempre uma boa ideia participar de hackathons e workshops on-line de desenvolvimento da Web para aprimorar suas habilidades de engenharia de software. Esses projetos ao vivo também são ótimos complementos para seu currículo e portfólio.

Próximas etapas

Com a educação, a mentoria e a orientação certas, a engenharia de software é uma carreira incrivelmente promissora para quem tem paixão por tecnologia. É um campo vasto que exige lógica e criatividade e recompensa seus melhores profissionais com salários generosos.

Aprenda a programar com a Thinkful

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.


Similar Posts