Ciência da Computação vs. Engenharia da Computação

7 minutes, 44 seconds Read

Devido ao rápido avanço da tecnologia em nosso mundo moderno, há uma grande demanda por graduados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (ou STEM) em quase todos os setores. Duas especializações que se destacam no campo STEM são Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Essas disciplinas parecem muito semelhantes. Seus módulos de estudo e cursos muitas vezes se sobrepõem. Isso pode deixar os aspirantes a alunos confusos quanto ao curso certo para eles.

Apesar de esses dois termos serem usados de forma intercambiável, cada disciplina exige um conjunto exclusivo de habilidades e aptidões, e é por isso que as instituições educacionais e universidades oferecem cursos separados para cada matéria. Enquanto uma graduação lida com vários aspectos de sistemas de computação, redes e bancos de dados, a outra gira em torno de matemática e programação.

Qual é a carreira tecnológica ideal para o senhor?

Pronto para mudar de carreira e se juntar à próxima força de trabalho do mundo? Na Thinkful, nós o apoiamos com vários programas de tecnologia para equipá-lo com as
habilidades em demanda.



Vamos nos aprofundar para explorar as diferenças entre ciência da computação e engenharia da computação, para que o senhor possa escolher o caminho certo para seus objetivos profissionais.

O que é ciência da computação?

A ciência da computação é o estudo detalhado dos computadores. Isso inclui teoria computacional, hardware, software, algoritmos e interação humana com a tecnologia.

Diferentemente dos engenheiros de hardware ou de computação, os cientistas da computação trabalham principalmente com software e sistemas de software. Sua área de especialização é a teoria, o projeto, o desenvolvimento e a aplicação de software.

É a terceira área de habilitação principal mais popular entre os estudantes estrangeiros nos Estados Unidos. Isso se deve, em grande parte, à segurança do emprego a longo prazo, ao salário inicial acima da média e às diversas perspectivas de emprego em uma série de setores.

Algumas das principais áreas da ciência da computação incluem inteligência artificial, sistemas de computação, redes, segurança, sistemas de banco de dados e gráficos. Também abrange assuntos como análise numérica, linguagens de programação, engenharia de software, bioinformática e teoria da computação.

A ciência da computação pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades computacionais e de pensamento crítico. Além disso, os cursos de ciência da computação ensinam como criar e usar novas tecnologias. Essas habilidades transferíveis podem ser essenciais para qualquer aluno, independentemente da carreira que venha a seguir.

O que é engenharia da computação?

Enquanto a Ciência da Computação é mais geral e se concentra em conceitos teóricos e matemáticos de computação, a Engenharia da Computação é mais especializada e se preocupa com o uso de princípios de engenharia para resolver problemas usando hardware de computador. Um diploma de Engenharia da Computação abrange assuntos como arquitetura de computadores, redes e segurança.

A Engenharia da Computação trata do projeto de interfaces de hardware e software. Os protótipos são frequentemente usados para ajudar a resolver problemas bem definidos.

Esse campo de estudo combina física, eengenharia elétrica e ciência da computação. Ela se concentra no hardware e não no software. O senhor aprende a planejar, projetar, construir e testar dispositivos que executam uma função específica.

O trabalho de um engenheiro de computação é entender como utilizar as leis da física e da eletrônica para criar componentes de computador eficientes.

Ao contrário dos cientistas da computação, os engenheiros da computação trabalham no mundo físico e criam produtos tangíveis. Em uma função de engenharia, é mais provável que o senhor trabalhe em uma linha de produção ou em uma bancada de laboratório do que sentado em um escritório escrevendo códigos.

Mas não se engane: os engenheiros ainda precisam de habilidades sólidas de programação. Os cursos de Engenharia da Computação incluem tópicos de programação como design de software, sistemas operacionais e compiladores.

Os engenheiros de computação têm uma série de opções de carreira à sua disposição, incluindo aeroespacial, ciências da vida, desenvolvimento móvel e robótica.

Ciência da Computação vs. Engenharia da Computação: Funções e responsabilidades

Uma maneira de descobrir qual campo é mais adequado para o senhor é determinar suas metas de carreira. Por exemplo, se o senhor tiver interesse em trabalhar como administrador de sistemas ou em segurança cibernética, a Engenharia da Computação pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o senhor quiser se tornar um Arquiteto ou Desenvolvedor de Software, uma graduação em Ciência da Computação poderia ser mais relevante.

Na Ciência da Computação, a ênfase está no uso da matemática para programar sistemas eficientes. Isso pode se traduzir no projeto e no desenvolvimento de qualquer aplicativo de software. Os cientistas da computação geralmente trabalham em empresas de software, universidades, no setor de jogos ou até mesmo como freelancers.

As funções na Ciência da Computação estão florescendo. De fato, de 2020 a 2030, prevê-se que os empregos em Ciência da Computação crescerão quase 22%. Os cientistas da computação podem esperar um salário médio de US$ 103.730.

Os cientistas da computação têm formação em:

  • Execução, manutenção e solução de problemas de sistemas operacionais Linux e Windows
  • Projetar, codificar e testar software
  • Instalação e gerenciamento de redes de computadores
  • Codificação de estruturas de dados e algoritmos
  • Compreender uma variedade de linguagens de programação, como Java, C++ e Python
  • Trabalhar com segurança cibernética e criptografia

Por outro lado, os engenheiros da computação têm experiência em:

  • Construir hardware de computador e projetar a arquitetura do sistema
  • Projetar, codificar e testar software
  • Desenvolver e trabalhar com circuitos eletrônicos
  • Trabalhar com uma variedade de ferramentas de software específicas do setor

Os engenheiros de computação se concentram em projetar, desenvolver, fabricar e testar sistemas de computador, como microprocessadores e circuitos integrados. Os graduados são, portanto, adequados para carreiras técnicas nos setores de telecomunicações, robótica e aeroespacial. Os cargos mais populares nesses setores incluem Engenheiro de Software Incorporado, Engenheiro de Projeto Elétrico, Engenheiro de Hardware e Engenheiro de Rede.

O setor de tecnologia está florescendo atualmente, criando amplas oportunidades de emprego. Até 2026, prevê-se que os empregos de Engenharia de Hardware de Computador serão cresçam em 5 %. Espera-se que as carreiras em Ciência da Computação e da Informação aumentem em 19%.

Portanto, é importante observar que o potencial de oportunidades de trabalho lucrativas e de crescimento na carreira é excelente, independentemente da área específica que o senhor escolher.

Como iniciar uma carreira em ciência da computação ou engenharia da computação

Para se tornar um engenheiro da computação ou cientista da computação, o senhor geralmente precisa de um diploma relacionado de uma faculdade ou universidade. A estrutura mais comum é um curso de quatro anos que inclui um estágio. Isso lhe dá a oportunidade de ganhar experiência de vida real trabalhando no setor antes de ser contratado como engenheiro de computação.

Se estiver interessado em uma carreira mais especializada, como Engenharia de Software ou Desenvolvimento Web, um bootcamp de codificação on-line pode ser um caminho alternativo e econômico. Os bootcamps permitem que o senhor estude no conforto de sua casa e aprenda todas as habilidades essenciais de que precisa para ser contratado.

Próximas etapas para iniciar sua carreira em tecnologia

Agora o senhor deve ter uma melhor compreensão das diferenças entre ciência da computação e engenharia da computação. Esperamos que isso possa ajudar o senhor a tomar uma decisão sobre sua carreira em tecnologia daqui para frente.

Lembre-se de que não existe uma opção certa ou errada. A escolha entre esses dois campos depende de sua preferência pessoal, formação e interesses. A boa notícia é que tanto a ciência da computação quanto a engenharia da computação oferecem excelentes perspectivas de carreira.

Se o senhor estiver pesquisando as áreas de ciência da computação e engenharia da computação, talvez também se sinta atraído por uma carreira em engenharia de software. Quando estiver pronto para mudar de carreira e entrar no mundo da tecnologia, inscreva-se em um curso de Bootcamp de Engenharia de Software para adquirir as habilidades de que o senhor precisa para uma carreira longa e lucrativa. O senhor terá acesso a um currículo completo e se tornará um profissional de pleno direito. engenheiro de pilha completa.

Qual é a carreira técnica certa para o senhor?

Pronto para mudar de carreira e se juntar à próxima força de trabalho do mundo? Na Thinkful, nós o apoiamos com vários programas de tecnologia para equipá-lo com as
habilidades em demanda.



Similar Posts