Como se tornar um desenvolvedor de front-end

9 minutes, 15 seconds Read

Atualmente, os sites têm vários elementos visuais e interativos diferentes que os tornam atraentes e fáceis de usar. Se você é um pensador criativo e quer deixar sua marca no mundo da tecnologia, então uma carreira como desenvolvedor front-end pode ser uma ótima opção para você. Criar sites a partir do zero e ver suas ideias ganharem vida é sempre gratificante – e o senhor estará ajudando as empresas a se conectarem com seus clientes de uma forma poderosa e dinâmica.

Como o nome sugere, os desenvolvedores de front-end interagem com o front-end ou com o lado do cliente de um website. Há outra equipe de programadores que trabalha na funcionalidade do site com o banco de dados e o lado do servidor; eles são conhecidos como desenvolvedores de back-end. Os desenvolvedores de front-end também usam dados de back-end para criar uma funcionalidade voltada para o usuário. Tudo o que vemos nas telas de nossos sites, tudo o que clicamos e tocamos, é criado por meio de linguagens de marcação, designs, scripts e estruturas que foram reunidos por um desenvolvedor de front-end.

Este artigo descreve a função típica de um desenvolvedor de front-end, as melhores maneiras de aprender a profissão e dicas para conquistar uma carreira de sucesso nesse setor em rápida evolução. Se o senhor quiser saber como se tornar um desenvolvedor front-end, não precisa mais procurar.

Aprenda a programar com a Thinkful

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.



Função de um desenvolvedor de front-end

Os desenvolvedores de front-end convertem designs da Web em código HTML, JavaScript ou CSS. Eles trabalham para vincular design e tecnologia e, ao mesmo tempo, empacotam a utilidade dos dados de back-end para criar algo atraente para os usuários. Sua função abrange tudo, desde o layout até o conteúdo, as imagens e os links internos.

Os desenvolvedores de front-end concentram-se na experiência do usuário. Eles trabalham para eliminar bugs e erros no front-end e garantir que o design apareça como deveria, inclusive em diferentes plataformas e navegadores. O trabalho de um desenvolvedor de front-end exige conhecimentos técnicos e criativos. Suas principais responsabilidades incluem:

  • Produção e manutenção de sites e interfaces de usuário de aplicativos da Web
  • Utilização de HTML, CSS e JavaScript para dar vida às ideias
  • Criação de ferramentas que melhoram a interação com o site em qualquer navegador
  • Implementação de design para sites móveis
  • Manutenção do gerenciamento do fluxo de trabalho do software
  • Implementação de melhores práticas de SEO
  • Testar a usabilidade do site e corrigir bugs e erros

Aprenda desenvolvimento front-end

Para se tornar um desenvolvedor front-end, o senhor pode se inscrever em um programa universitário (um bacharelado ou mestrado associado), fazer um treinamento em um bootcamp de tecnologia ou aprender as habilidades necessárias por meio da autoaprendizagem.

Algumas das universidades mais conceituadas que oferecem cursos de engenharia de software e ciências da computação são Stanford, Massachusetts Institute of Technology, University of California at Berkeley, Georgia Tech, California Institute of Technology e University of Washington. Os senhores podem obter mais informações sobre o processo de admissão, pontuação de corte, ajuda financeira, isenção de taxas de matrícula, pré-requisitos de inscrição e prazos no site de cada universidade.

Aprenda por meio de cursos on-line

Se uma agenda agitada, mensalidades altas ou restrições de tempo o fazem pensar duas vezes sobre a experiência da faculdade, ou se você está mudando de carreira de outra área, então um bootcamp on-line ou cursos de certificação podem ser ótimas opções para o senhor. A maioria dos cursos on-line tem uma curadoria especial, concentrando-se no desenvolvimento front-end de acordo com os requisitos do setor. Isso ajuda a garantir que o senhor seja altamente empregável após concluir o curso.

Os cursos podem ser de período integral ou parcial e geralmente consistem em aulas em vídeo, aulas em áudio e interações ao vivo em sala de aula. Embora alguns cursos sejam gratuitos, outros oferecem ajuda financeira significativa e opções de pagamento flexíveis.

Tempo integral e meio período da Thinkful cursos de desenvolvimento web oferece uma garantia de emprego dentro de seis meses após a conclusão do programa ou um reembolso total da taxa se o senhor não conseguir um emprego nesse período. A vantagem de aprender com a thinkful é que o senhor também receberá apoio para preparar seu currículo, seu perfil no LinkedIn e seu portfólio, além de preparação vital para entrevistas de emprego e indicações do setor por meio de sua rede de recrutamento.

Complemente seu conhecimento

Quando o senhor está apenas começando, é útil complementar seu aprendizado por meio de algumas fontes diferentes e obter dicas daqueles que já estão ativos no setor. Uma das melhores maneiras de fazer isso é ler livros, ouvir podcasts e assinar alguns blogs relevantes. Abaixo estão alguns dos melhores livros sobre desenvolvimento front-end, tanto para especialistas quanto para iniciantes.

  1. HTML e CSS: Design and build websites, por Jon Duckett
  2. JavaScript and JQuery: Interactive Front-End Web Development, por Jon Duckett
  3. Eloquent JavaScript, 3ª Edição por Marijn Haverbeke
  4. O senhor não conhece o JS por Kyle Simpson

Não deixe de conferir também nosso guia dos melhores livros de engenharia de software e nosso guia de livros de web design. (Pode haver um pequeno cruzamento aqui, mas o senhor pode ter certeza de que é um bom livro se o vir mencionado duas vezes!)

Há uma série de excelentes podcasts e palestras em vídeo sobre HTML, CSS, JavaScript e outros aspectos do desenvolvimento da Web. Se também for assinante de blogs técnicos, é uma ótima ideia usar os grupos de desenvolvimento da Web nas plataformas de mídia social. Esses grupos têm pessoas de diversas formações e níveis de experiência. Além das oportunidades de networking, o senhor pode obter conselhos e ajuda para solução de problemas de especialistas na sua área.

Desenvolva suas habilidades interpessoais

Além da perspicácia técnica, da base sólida em matemática e do raciocínio lógico, os desenvolvedores web front-end também precisam ser bons comunicadores. Isso é importante porque eles precisam interagir com os clientes, entender seus desejos e necessidades e interpretar as necessidades dos clientes também. Em seu trabalho diário, pode haver momentos em que um cliente não concorde com sua visão ou abordagem. É nesse momento que o senhor deve ser capaz de ajudar o cliente a entender os problemas com a abordagem dele e convencê-lo de que a sua ideia pode ser mais eficaz do que a que ele tinha originalmente em mente.

Desenvolvedores da Web geralmente dentro de uma equipe mais ampla, que pode incluir colegas, gerentes, clientes, marketing, design de experiência do usuário e da Web, testadores de software e especialistas em documentação. Portanto, uma atitude colaborativa e um espírito de equipe são essenciais para os desenvolvedores web front-end bem-sucedidos.

O senhor deve estar sempre disposto a aprimorar e expandir seu conjunto de habilidades aprendendo novas linguagens, programas e algoritmos. Para ser um especialista no setor de TI, é necessário atualizar regularmente suas habilidades atuais para acompanhar o ritmo das tecnologias em desenvolvimento. Conhecimento adicional de back-end linguagens de codificação também é uma grande vantagem para qualquer desenvolvedor web front-end.

Uma carreira como desenvolvedor front-end

A grande disponibilidade de trabalho freelance torna o desenvolvimento web uma das opções de carreira mais flexíveis. Benefícios adicionais, como alta demanda, altos salários e segurança no emprego, tornam essa profissão ainda mais lucrativa. Os mercados de aplicativos da Web crescerão ainda mais nos próximos anos, aumentando a demanda por desenvolvedores da Web de front-end.

Os dados atuais mostram que um desenvolvedor front-end de nível básico ganha em média US$ 62.634 por ano enquanto trabalha em tempo integral nos EUA.

Isso pode aumentar para uma média de US$ 101.666 para cargos de nível médioe $118.440 para cargos de nível sênior. Outros aumentos dependem de certos fatores, incluindo localização, especialização e experiência.

Dicas de carreira para desenvolvedores de front-end

Abaixo estão algumas dicas e truques que o ajudarão a ganhar experiência e impulsionar sua carreira de desenvolvedor front-end.

  • Pratique trabalhando em projetos simulados de codificação: Não espere que o emprego perfeito chegue e encontre o senhor. Faça bom uso de suas habilidades de codificação logo de cara, trabalhando em projetos pessoais. Seja um site modelo para uma marca fictícia ou o redesenho de um site real para uma ONG, coloque seus planos em prática e comece. Essa experiência será útil e o senhor poderá adicionar esses projetos ao seu portfólio e currículo ao se candidatar a empregos. O senhor pode até mesmo entrar em contato com amigos e familiares que buscam soluções para dúvidas relacionadas a sites e ver se pode resolver os problemas deles.
  • Use seu portfólio para exibir seu trabalho: A criação de um portfólio digital excelente é um grande passo na direção de uma carreira bem-sucedida no desenvolvimento web front-end. O senhor pode publicar seu trabalho em sites como CodePen, Stack Overflow e GitHub. Isso dá aos possíveis recrutadores a chance de avaliar seu trabalho e suas habilidades de codificação. Isso, por sua vez, aumenta ainda mais suas chances de conseguir um bom emprego. Não se esqueça de incluir as amostras corretas de desenvolvimento da Web que repercutirão entre seus clientes e empregadores.
  • Elabore seu currículo e carta de apresentação: É importante escrever uma carta de apresentação personalizada antes de se candidatar a qualquer emprego. Isso o ajuda a pesquisar sobre a empresa ou o cliente para o qual vai se candidatar. O senhor pode destacar as habilidades que eles estão procurando especialmente. Observe as tendências em seus projetos e inclua suas observações em sua carta. Se o senhor tiver alguma experiência pessoal com a empresa, pode incluí-la também. Um currículo sólido, juntamente com um portfólio sólido e uma carta de apresentação, estabelecem a base certa para a colocação no mercado de trabalho.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a fornecer uma visão geral e algumas dicas e truques sobre como se tornar um desenvolvedor web front-end bem-sucedido. Se o senhor quiser saber mais, entre em contato conosco na Thinkful.

Aprenda a programar com a Thinkful

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.


Similar Posts