Como se tornar um engenheiro de software

9 minutes, 59 seconds Read

Apesar da opinião popular, o senhor não precisa de um diploma universitário para se tornar um engenheiro de software. Há maneiras mais rápidas de aprender as habilidades de que o senhor precisa sem acumular dívidas substanciais. Muitos empregadores, na verdade, preferem candidatos com habilidades e experiência em tendência em vez de educação formal.

O processo de se tornar um engenheiro de software envolve mais do que apenas aprender a teoria. O senhor pode aumentar suas chances de sucesso procurando um mentor especializado, adquirindo experiência na área e criando sua rede profissional. O senhor também precisará de muito trabalho árduo, comprometimento e determinação.

Se o senhor for um solucionador de problemas nato com paixão por tecnologia, o trabalho árduo valerá a pena. Um futuro na engenharia de software pode ser altamente satisfatório e financeiramente seguro. Vamos começar entendendo mais detalhadamente a função de um engenheiro de software.

Inicie sua carreira em engenharia de software

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.



O que faz um engenheiro de software?

Um engenheiro de software usa princípios de engenharia e codificação para desenvolver programas de computador, pacotes de software e aplicativos móveis.

O processo começa com a captura dos requisitos do usuário e a definição da especificação do sistema. Em seguida, o software é projetado e implementado. Por fim, os engenheiros de software verificam, testam, implantam e mantêm o software.

Essa abordagem é chamada de ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) e é comumente usada no setor de tecnologia. Suas responsabilidades reais no processo de desenvolvimento podem variar de acordo com o tipo de organização em que o senhor trabalha.

Opções de educação em engenharia de software

Para ter sucesso como engenheiro de software, o senhor precisará de mais do que apenas conhecimento de codificação. A função exige um conjunto de habilidades altamente especializadas. Aqui estão os caminhos educacionais mais populares seguidos por aspirantes a engenheiros de software:

  • Grau de associado: O grau de associado tem duração de dois anos. O currículo abrange assuntos semelhantes aos de um bacharelado, mas com menos detalhes. Muitos alunos começam com um grau de associado e se transferem para um programa de bacharelado para um aprendizado mais avançado.
  • Bacharelado: O bacharelado em engenharia de software é um curso de quatro anos que fornecerá uma base sólida para os alunos. Ele não apenas ensina os princípios de engenharia, mas também inclui módulos sobre arquitetura de software, redes, hardware, sistemas de computador, inteligência artificial e projeto de banco de dados.
  • Mestrado: Os alunos devem concluir o bacharelado antes de se matricularem em um programa de mestrado. Os candidatos que buscam cargos avançados ou altamente especializados optam por um mestrado.

    É um curso de dois anos que ensina habilidades técnicas e pessoais. Alguns mestrados abrangem módulos de gerenciamento e liderança para preparar os indivíduos para cargos gerenciais.

  • Doutorado: Os doutorados são feitos por alunos que desejam ingressar no meio acadêmico ou na área de ensino. Geralmente, levam quatro anos para serem concluídos e são voltados para a pesquisa. Os alunos podem se concentrar em aspectos específicos da engenharia de software, como segurança de software, robótica e sistemas distribuídos.
  • Bootcamp on-line: Como não é necessário ter um diploma para conseguir um emprego em engenharia de software, muitos estudantes estão optando por inscrever-se em um bootcamp on-line de engenharia de software em vez disso. Eles são uma forma relativamente nova de aprendizado que encontrou aceitação entre as empresas contratantes.

    Os Bootcamps são cursos curtos e intensos que duram de dois a seis meses. Eles abrangem uma grande quantidade de assuntos com currículos extensos elaborados por profissionais do setor. Diferentemente de um diploma de bacharel, em que o foco é a teoria, os bootcamps enfatizam o lado prático do aprendizado e são voltados para preparar os candidatos para o trabalho.

  • Certificações: Muitos alunos concluem cursos de certificação para obter uma vantagem sobre a concorrência. As certificações fornecem validação e destacam sua experiência em uma área específica. Elas também são uma ótima maneira de melhorar seu currículo e torná-lo mais atraente para possíveis empregadores.

A especialização em engenharia de software pode ajudar o senhor a ter sucesso

Ao concentrar sua atenção em uma área específica da engenharia de software, o senhor pode obter um status de autoridade e se tornar mais valioso para as empresas contratantes. Depois de aprender os princípios gerais de engenharia de software, é recomendável selecionar uma especialização de seu interesse.

Os engenheiros de software se enquadram em duas categorias de especialização: engenheiros de sistemas e engenheiros de aplicativos. Os engenheiros de sistemas criam sistemas de computador completos, enquanto os engenheiros de aplicativos são responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos de software ou software utilitário especializado.

Algumas outras especializações que o senhor pode escolher incluem:

  • Desenvolvedor Web
  • Desenvolvedor full-stack
  • Programador de videogame
  • Programador de gráficos 3D
  • Gerente de sistemas de informação
  • Profissional de modelagem e simulação
  • Especialista em segurança de rede

Ganhe experiência em engenharia de software

Embora a formação acadêmica seja importante, ela é apenas o início de sua jornada. O senhor precisa colocar seu conhecimento teórico em prática, trabalhando em projetos reais.

Ao criar um software real desde o início, o senhor aprenderá muito mais sobre o processo de desenvolvimento de software. O senhor encontrará novos problemas e enfrentará questões que não podem ser aprendidas apenas com o estudo teórico. Os empregadores entendem isso e preferem candidatos com experiência relevante e atualizada.

Os Bootcamps podem lhe proporcionar a experiência necessária para iniciar sua carreira. Uma grande parte de nossos bootcamp de engenharia de software envolve trabalhar em projetos da vida real como parte de uma equipe.

O senhor também pode usar sites como Upwork e freelancer.com para assumir pequenos projetos freelance. Não se preocupe com trabalhos mal remunerados, pois a experiência que o senhor adquire ao lidar com clientes reais mais do que compensa isso.

Aumente sua rede

Ao se conectar com pessoas que pensam da mesma forma, o senhor pode ficar por dentro das tendências de engenharia de software, aprender as ferramentas mais recentes e discutir novas ideias. Conexões fortes também podem levar a oportunidades de emprego. O senhor pode ser recomendado ou se oferecer para ajudar outros aspirantes a engenheiro de software em novos projetos.

Há muitos recursos on-line que o senhor pode usar para aumentar sua rede. O LinkedIn é um ótimo fórum para se conectar com profissionais do setor. As vagas de emprego são publicadas na plataforma e ela é usada regularmente por recrutadores para buscar os melhores talentos. O senhor pode criar um perfil sólido no LinkedIn com um título e um resumo poderosos. Envolva-se com o grupo de profissionais para criar conexões duradouras.

Escreva um currículo profissional e prepare-se para entrevistas

Antes de entrar nos sites de emprego, o senhor precisará criar um currículo profissional e escrever uma carta de apresentação convincente. E, embora o senhor possa ter ótimas habilidades técnicas, ainda é importante se preparar para as entrevistas.

Reserve algum tempo para pesquisar perguntas da entrevista de engenharia de software que são feitas pelos recrutadores e prepare respostas que impressionem. Não se esqueça de trabalhar também em suas habilidades de apresentação e comunicação.

Tipos de engenheiros de software

A engenharia de software é um campo vasto e os engenheiros têm várias especializações para escolher. Compilamos uma lista de algumas das áreas mais populares nas quais o senhor pode se concentrar:

  • Engenheiro de blockchain: Os engenheiros de software que usam a tecnologia blockchain para criar aplicativos são chamados de engenheiros de blockchain. É um campo em rápido crescimento que tem aplicações em vários setores e domínios.
  • Engenheiro de segurança: Esses profissionais se concentram em fornecer segurança cibernética e ajudam a evitar que suas redes corporativas sejam invadidas.
  • Engenheiro incorporado: O software incorporado é usado para controlar máquinas ou dispositivos. Esse tipo de software geralmente tem restrições significativas de tempo e memória e, portanto, requer um engenheiro especializado.
  • Engenheiro de dados: Os engenheiros de dados desenvolvem algoritmos e software para coletar, organizar, processar e armazenar big data.
  • Engenheiro de aprendizado de máquina: Esses engenheiros de software têm conhecimento de aprendizado de máquina e são especializados em sistemas de inteligência artificial.
  • Engenheiro móvel: Os engenheiros móveis são especializados no desenvolvimento de software para smartphones e tablets.
  • Engenheiro de front-end: Esses engenheiros são responsáveis pelo desenvolvimento do front-end de um site. Isso inclui tudo o que o usuário pode ver ou interagir.
  • Engenheiro de back-end: Os engenheiros que desenvolvem os componentes do servidor de um site são chamados de engenheiros de back-end.
  • Engenheiro Full-Stack: Os engenheiros de software que são proficientes no desenvolvimento de componentes de front-end e back-end de um site são chamados de engenheiros full-stack.
  • Engenheiro de DevOps: Os engenheiros de desenvolvimento e de operações de TI trabalham no ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas para produzir software de qualidade.
  • Engenheiro de videogame: Esses engenheiros são especialistas em modelagem de física e codificação de gráficos. Eles são especializados no projeto e desenvolvimento de videogames.

Habilidades necessárias para se tornar um engenheiro de software

Aqui estão as principais habilidades e competências técnicas necessárias para se tornar um engenheiro de software:

  • O senhor deve ser proficiente em várias linguagens de programação. Ruby, Python, Java, JavaScript, C, C#, C++ são algumas das linguagens com grande demanda.
  • O senhor deve ser um solucionador de problemas e apresentar soluções elegantes.
  • O senhor deve ter habilidades sólidas de pesquisa.
  • É preciso ter atenção aos detalhes, pois o senhor será responsável pela criação de sistemas complexos em que o menor erro pode resultar em erros.
  • O senhor precisa entender como usar sistemas de controle de versão para organizar e gerenciar seu código.

Junto com essas habilidades técnicas, o senhor também precisará de habilidades interpessoais para ter sucesso. O senhor deve ter habilidades sólidas de comunicação verbal e escrita. O senhor precisará trabalhar em equipe e ter excelentes habilidades de gerenciamento de tempo.

Seu próximo passo para se tornar um engenheiro de software

Tornar-se um engenheiro de software não acontece da noite para o dia. Se quiser atingir sua meta, o senhor precisará de determinação e perseverança. Também precisará de um programa educacional atualizado que lhe ensine todas as habilidades necessárias.

Inscreva-se em nosso bootcamp de desenvolvimento web para acelerar seu caminho rumo a um cargo de desenvolvedor bem remunerado. Nós não apenas ensinaremos ao senhor como codificar sites impressionantes e funcionais, e também o apoiaremos em sua busca de emprego. Para saber mais sobre essa oportunidade, o senhor pode solicitar um retorno de chamada da nossa equipe de admissão de cursos. Teremos prazer em responder a quaisquer perguntas que o senhor possa ter.

Também oferecemos cursos em outras áreas, incluindo ciência de dados, UX/UI e marketing digital. Para descobrir mais carreiras em tecnologia, leia nosso blog.

Aprenda a programar com a Thinkful

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.


Similar Posts