Livros sobre engenharia de software

8 minutes, 13 seconds Read

O senhor gostaria de poder evitar as armadilhas que muitos engenheiros de software cometem no início da carreira? Infelizmente, não há como substituir a experiência pessoal, mas aprender com especialistas é a segunda melhor opção.

Ler as experiências de pessoas que tiveram sucesso na Engenharia de software podem ajudá-lo a aprimorar seu ofício. Combinar o conhecimento que o senhor adquire com esses livros e a experiência adquirida no mundo real é fundamental para uma carreira longa e bem-sucedida.

Participe de um webinar gratuito sobre engenharia de software

Nossos workshops o ajudam a iniciar sua jornada rumo a uma nova carreira, criam oportunidades de colaboração com especialistas e alunos que pensam da mesma forma ou ensinam uma nova habilidade.



Principais livros de engenharia de software para ler

Aqui estão alguns dos melhores livros sobre engenharia de software, tanto para especialistas quanto para iniciantes.

The Art of Computer Programming (A arte da programação de computadores)
Autor: Donald Knuth

Há muitos livros sobre programação de computadores e engenharia de software por aí, mas este é um clássico. A popularidade do autor prova isso.

O conteúdo das três edições vai muito além da programação. Ele se concentra em algoritmos, que estão no centro de qualquer sistema de computador complexo. O livro também oferece exercícios suficientes para desafiar sua mente da mesma forma que os enigmas reais da engenharia de software. Um recurso interessante é que os exercícios são marcados em termos de dificuldade.

Esse livro é particularmente ideal para programadores aspirantes que têm um olho para os detalhes. O próprio Knuth disse: “Sou obsessivamente detalhista”. e este livro é uma prova disso.

Patterns of Enterprise Application Architecture, resenhas
Autor: Martin Fowler

Esse livro é imensamente popular no mundo da programação e da engenharia de software. Ele explica os conceitos de padrões de projeto que são usados na criação de aplicativos. A melhor parte do livro é o estilo de escrita do autor. A linguagem fácil de entender, as explicações e o toque humorístico fazem com que o livro se destaque entre outros textos para engenheiros de software.

Mesmo que o senhor não seja um programador experiente, poderá aprender com os exemplos fornecidos nesse livro. Ele pode ajudar a melhorar o design de alto nível dos aplicativos. Se estiver envolvido com o desenvolvimento de aplicativos de software empresarial, este livro deve ser perfeito para você.

Refatoração
Autores: Martin Fowler e Kent Beck

Este livro se concentra em ajudar o senhor a melhorar a qualidade do código existente para se tornar um engenheiro mais rápido e eficiente. O livro tem duas edições e a segunda edição tem várias alterações importantes, incluindo alguns novos exemplos de codificação. O público-alvo do Refactoring são os iniciantes, portanto, o senhor compreenderá os conceitos mesmo que tenha pouca experiência em engenharia de software. Todo o jargão técnico é explicado de forma clara.

Fowler e Beck enfatizam a importância de manter o código fácil de entender e modificar no futuro. Isso é fundamental para a boa prática de programação. Lançando luz sobre a segunda edição do livro, Fowler reiterou que ele se destina principalmente a desenvolvedores relativamente novos.

Introdução aos Algoritmos
Autores: Thomas H. Cormen, Charles E. Leiserson, Ronald Rivest e Clifford Stein

Se os algoritmos são a sua praia, este livro deve ser considerado uma leitura obrigatória. De algoritmos multithread a algoritmos de tempo polinomial e correspondência de strings, o senhor aprenderá tudo o que há para saber sobre estruturação de dados no que diz respeito à engenharia de software.

A primeira metade do livro explica os conceitos básicos. Mas a segunda metade contém tópicos avançados que os engenheiros experientes apreciarão. Além de aprender tópicos fundamentais sobre algoritmos, o senhor também pode consolidar seu conhecimento por meio dos testes fornecidos no livro. Além disso, o livro oferece uma visão de como as técnicas algorítmicas se traduzem em um local de trabalho real. Esse livro é particularmente útil para aqueles que estão se preparando para entrevistas relacionadas a algoritmos.

Talvez o livro seja um pouco caro, mas vale cada centavo devido ao seu conteúdo extremamente especializado.

Código limpo
Autor: Robert Cecil Martin

Se o senhor é novo na engenharia de software, o Clean Code lhe fornecerá uma base sólida sobre as melhores práticas de codificação. Os programadores mais experientes também devem encontrar algum valor, pois esse livro funcionará como uma excelente atualização.

O Clean Code aborda vários aspectos da engenharia, incluindo testes, nomes de variáveis e funções. Além disso, o livro oferece um conjunto claro de regras para ajudar os novos programadores a desenvolver boas técnicas de codificação desde o início.

Como o livro é centrado em Java, pode ser um pouco difícil de acompanhar para aqueles que não têm um bom conhecimento de Java. No entanto, o senhor pode aprender algumas lições valiosas sobre funções, comentários, formatação, tratamento de erros e limites se ler o livro com atenção. Esta citação explica a perspectiva do autor: “Para escrever código limpo, o senhor deve primeiro escrever código sujo e depois limpá-lo.”

Trabalhando de forma eficaz com código legado
Autor: Michael Feathers

O material deste livro foi extraído dos seminários Object Mentor do autor. Os capítulos não são muito extensos, e os engenheiros apreciarão o fato de que tanto Java quanto C++ são usados como exemplos. Depois de ler o livro, o senhor poderá pensar no código legado de uma forma mais estruturada.

O livro também aborda tópicos de engenharia relacionados à mecânica da mudança de software, como aprimoramento de projetos e correção de bugs. O mais importante é que esse livro inclui 24 técnicas de quebra de dependência, o que é útil quando o senhor trabalha com elementos de programa isolados.

Programador Pragmático
Autor: Andy Hunt e Dave Thomas

Publicado em outubro de 1999, o Pragmatic Programmer continua a ser uma parte importante do domínio da Engenharia de Software. O livro é uma coleção de vários anos de experiência compilada por escrito.

Embora o livro tenha sido publicado há algum tempo, ele ainda é relevante para engenheiros de qualquer setor. Em vez de enfatizar os aspectos teóricos, esse livro se concentra nas práticas do mundo real. Os autores apontam os desafios e os problemas enfrentados pelos engenheiros de software. Eles compartilham experiências de vida e retratam sua diligência e conhecimento. A maioria dos aspirantes a desenvolvedores se identificará com as experiências dos autores.

Peopleware: Productive Projects and Teams (Projetos e equipes produtivas)
Autores: Timothy Lister e Tom DeMarco

Este livro se concentra mais no aspecto humano das equipes de engenharia de software. Os autores Timothy Lister e Tom DeMarco compartilham suas experiências reais ao explorar os motivos pelos quais projetos de grande escala podem fracassar.

A ideia básica é que, para que os engenheiros trabalhem com eficiência, vários fatores humanos devem estar perfeitamente equilibrados. Aspectos como ambiente de trabalho, cronogramas, prazos e oportunidades de trabalho contribuem para o sucesso de um projeto.

O livro é dividido em seis partes:

  1. Gerenciando os recursos humanos
  2. O ambiente do escritório
  3. As pessoas certas
  4. Aumentando equipes produtivas
  5. Solo fértil
  6. Trabalhar aqui deve ser divertido

Com muitos exemplos do mundo real, o livro fornece informações valiosas sobre técnicas corretas de gerenciamento e estratégias de formação de equipes.

Pérolas da programação
Autor: Jon Bentley

Este livro aborda vários aspectos da engenharia de software, como estruturas de dados, depuração e algoritmos. O conteúdo é bem estruturado e cada seção começa mencionando um problema de engenharia e depois se expande para fornecer soluções para esse problema.

Programming Pearls contém experiências da vida real do autor Jon Bentley. Há alguns capítulos excelentes sobre seu trabalho como engenheiro de software profissional.

O livro é adequado para engenheiros de qualquer nível e particularmente bom para os interessados em desenvolvimento de algoritmos.

Código Completo
Autor: Steve McConnell

Com 800 páginas, esse livro contém uma grande quantidade de informações e ocupa um lugar importante no campo da Engenharia de Software.

O Code Complete se concentra principalmente nas atividades de desenvolvimento de software. No final do primeiro capítulo, McConnell destaca a importância da construção no desenvolvimento de software e escreve: “Sua compreensão de como fazer a construção determina o quão bom programador o senhor é”.

O livro também inclui alguns bons conselhos práticos sobre design de software. O senhor aprenderá sobre a importância de estabelecer as bases certas para o seu projeto. É uma leitura obrigatória para todos os aspirantes a desenvolvedores.

Ler livros sobre engenharia de software é apenas o começo

Isso conclui nossa lista de livros sobre engenharia de software. Esperamos que eles forneçam aos senhores uma sólida introdução à engenharia de software e aos muitos aspectos envolvidos nessa empolgante carreira…

Os livros são ótimos, mas só podem ajudar até certo ponto em sua formação. Se o senhor realmente quiser impulsionar seu aprendizado, então considere um curso on-line de engenharia de software. O senhor se beneficiará de um currículo abrangente e pronto para a carreira. O senhor também contará com o apoio de mentores profissionais individuais, com o objetivo de ser contratado como engenheiro de software.

Aprenda a programar com a Thinkful

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.


Similar Posts