Como se tornar um desenvolvedor de aplicativos

11 minutes, 20 seconds Read

Todos os dias são lançados novos aplicativos para negócios, entretenimento, educação, saúde, moda e muito mais. Os desenvolvedores talentosos que conseguem criar aplicativos fáceis de usar são muito procurados, bem pagos e respeitados em suas organizações.

Mas de quais habilidades o senhor precisa para ingressar nessa carreira desejável? Vamos discutir como o senhor pode se tornar um desenvolvedor de aplicativos: suas opções de formação, habilidades a serem desenvolvidas e dicas para conseguir o primeiro emprego.

Portanto, se o senhor tem uma ideia revolucionária de aplicativo ou simplesmente gostaria de seguir uma carreira criativa, pode se tornar um desenvolvedor de aplicativos. carreira em tecnologiao senhor sabe como fazer isso acontecer.

Aprenda a programar com a Thinkful

Siga o caminho comprovado para uma carreira de alta renda com orientação e suporte profissional, formas flexíveis de pagamento e aprendizado baseado em projetos do mundo real.



O que é desenvolvimento de aplicativos?

Desenvolvimento de aplicativos é o termo usado para se referir a todo o processo de criação de um novo software a partir do zero. Um desenvolvedor de aplicativos é um engenheiro de software que está envolvido na conceituação, no projeto e no desenvolvimento de software para telefones, relógios inteligentes, tablets e muito mais.

Como desenvolvedor de aplicativos, o senhor geralmente trabalha com equipes de engenheiros de dados e designers gráficos para criar esses aplicativos.

Tipos de desenvolvedores de aplicativos

Para começar a trabalhar como desenvolvedor de aplicativos, o senhor precisa decidir em que tipo de desenvolvimento está interessado.

Aplicativos para desktop: Esses aplicativos são executados em computadores autônomos ou laptops. A maioria deles são aplicativos personalizados desenvolvidos para atender às necessidades de uma organização. Esses aplicativos são fáceis de usar, seguros e eficientes. Eles são executados off-line e são mais adequados para ambientes de escritório.

A maioria das empresas usa aplicativos de desktop para obter melhor desempenho, operação mais rápida, acesso rápido aos dados, sincronização fácil e, o mais importante, para facilitar o trabalho de seus funcionários. As empresas também preferem aplicativos de desktop porque oferecem segurança de dados contra o acesso não autorizado que pode afetar os aplicativos on-line.

Mas há certas limitações dos aplicativos de desktop, a primeira delas é que eles precisam ser baixados e instalados em todos os computadores antes de serem usados. As atualizações desse software também devem ser realizadas periodicamente para cada dispositivo em que estão instaladas, o que torna essa tarefa bastante árdua.

Aplicativos da Web: Diferentemente dos aplicativos de desktop, os aplicativos da Web têm a vantagem de poderem ser acessados de qualquer lugar. Sua vantagem é que os usuários não precisam fazer download e instalá-los em cada computador que usam. As atualizações posteriores se tornam mais fáceis, pois basta atualizar o aplicativo no servidor.

Aplicativos móveis: Normalmente, quando falamos de aplicativos, vêm à mente aplicativos móveis como Pinterest, Uber e Google Maps. Os aplicativos móveis são fáceis de usar, baixar e instalar. E o mais importante é que todos nós passamos a contar com um conjunto completo de pequenos ícones poderosos na tela do nosso telefone para nos ajudar a passar o dia.

De modo geral, não é fácil criar uma solução que seja rápida e eficiente para todos os usuários. É por isso que os desenvolvedores de aplicativos geralmente recebem altos salários e ótimos benefícios.

Habilidades necessárias para se tornar um desenvolvedor de aplicativos

Para prosperar como desenvolvedor de aplicativos, o senhor precisará desenvolver as seguintes habilidades básicas e básicas.

Habilidades técnicas:

  • Conhecimento de linguagens de programação: Prepare-se para se tornar um especialista em linguagens como HTML, JavaScript e CSS.
  • Pensamento lógico: Os desenvolvedores de aplicativos geralmente precisam descobrir como fazer com que diferentes funções funcionem em uma variedade de dispositivos e sistemas operacionais. Se o senhor gosta de resolver problemas, vai se destacar nessa carreira.
  • Conhecimento de design: O senhor provavelmente trabalhará com profissionais de UX para fornecer a visão. Mas é uma boa ideia também ter algum conhecimento de boas práticas de design.

Habilidades interpessoais:

  • Atenção aos detalhes: O menor erro de codificação pode levar a uma experiência catastrófica para o usuário. O senhor precisará testar a qualidade do seu próprio trabalho e do trabalho de seus colegas de equipe.
  • Curiosidade: Nossos dispositivos móveis estão em constante mudança, e os aplicativos precisam mudar com eles. O senhor deve gostar de aprender e ter uma curiosidade natural sobre codificação.
  • Gerenciamento de projetos: Espere prazos apertados e projetos complexos.

Opções de formação

Há várias maneiras de se tornar um desenvolvedor de aplicativos. De cursos superiores a bootcamps, o senhor poderá encontrar um modelo educacional que se adapte ao seu estilo de vida. Portanto, vamos explorar as formas mais populares de se tornar um desenvolvedor de aplicativos.

Bacharelado: Se o senhor é novo no desenvolvimento da Web e precisa dedicar quatro anos à sua formação, um bacharelado em ciência da computação pode ser uma ótima opção. Esse caminho é eficaz para uma carreira de nível inicial, mas também exige um investimento financeiro e de tempo máximo.

Grau de associado: Se não estiver disposto a passar quatro anos na escola ou gastar muito dinheiro, o senhor pode optar por um grau de associado. O senhor obterá qualificações educacionais básicas em apenas dois anos.

Bootcamps: Os Bootcamps são uma das escolhas mais populares entre os aspirantes a desenvolvedores de aplicativos. Eles são ótimos para quem deseja iniciar sua nova carreira rapidamente. Eles também permitem que o senhor aprenda no seu próprio ritmo.

Embora tanto o diploma de bacharel quanto o de associado ofereçam conhecimento teórico, os bootcamps proporcionam um conhecimento mais prático que é valorizado pelos recrutadores. Eles também oferecem um currículo especializado no qual o senhor pode se concentrar no tipo de desenvolvimento de aplicativos em que está interessado.

Programas de certificação: Há vários programas de certificação on-line para ajudá-lo a comprovar suas habilidades de desenvolvimento de aplicativos. Entre eles estão o Certificação para desenvolvedores do Google para aspirantes a profissionais do Android, e a Certificação de desenvolvedor. Lembre-se de que esses certificados são um ótimo selo de aprovação, mas podem não ajudá-lo a aprimorar todas as habilidades necessárias para uma carreira de longo prazo.

Aprendizagem autodirigida: Há milhares de sites que oferecem recursos on-line gratuitos para ajudar o senhor aprender a programarmas a quantidade de informações disponíveis on-line pode ser esmagadora para um iniciante. Embora muitos desenvolvedores de aplicativos sejam autodidatas, o senhor iniciará sua carreira mais rapidamente com um currículo estruturado e suporte para solução de problemas.

O caminho típico da carreira de um desenvolvedor de aplicativos

Se estiver realmente investindo seu tempo em uma nova carreira, o senhor vai querer saber o que esperar daqui a alguns anos. Vamos dar uma olhada na progressão típica da carreira de um desenvolvedor de aplicativos.

Desenvolvedor júnior: Sua carreira vai decolar como desenvolvedor júnior que escreve e testa scripts relativamente simples. Como desenvolvedor júnior Desenvolvedor Webo senhor poderá contar com a orientação de seus colegas enquanto aprende o básico.

Desenvolvedor sênior: Com alguns anos de experiência, o senhor progredirá e se tornará um desenvolvedor sênior, capaz de criar novos aplicativos e orientar o processo de desenvolvimento. O senhor também orientará os membros juniores da sua equipe.

Desenvolvedores líderes: Depois de adquirir muita experiência, o senhor pode se tornar um desenvolvedor líder que terá de assumir mais responsabilidades. Nessa função, o senhor se encarregará de projetar novos aplicativos complexos.

Gerente de desenvolvimento: Depois de vários anos adquirindo experiência, o senhor poderá ser promovido a Gerente de Desenvolvimento. Isso significa que o senhor será responsável por lidar com grandes projetos e uma equipe de desenvolvedores.

Diretor técnico: Subindo na hierarquia, o senhor pode se tornar um diretor, vice-presidente ou até mesmo C/chief Technology Officer se provar suas habilidades de construção de equipes e comunicação, além de sua capacidade de codificação.

Embora esse seja um gráfico típico de crescimento de carreira, ele nem sempre é linear. Para os desenvolvedores de aplicativos da Web, há muitas especializações para escolher, como:

  • Administração de sistemas
  • Controle de qualidade de software
  • Líder de desenvolvimento
  • Desenvolvedor de software de sistema
  • Desenvolvedor de jogos para celular
  • Engenheiro líder

Ganhar experiência para se tornar um desenvolvedor de aplicativos

Há várias maneiras de o senhor praticar a criação e o aprimoramento de aplicativos. Esses métodos proporcionarão uma experiência inestimável e gratuita e também o ajudarão a desenvolver seu currículo e portfólio.

Voluntário: Sempre há organizações locais sem fins lucrativos que precisam de alguém com habilidades de codificação. Entre em contato com organizações que atendem a causas que lhe interessam. Explique que o senhor é um aspirante a desenvolvedor e pergunte como pode ajudar. É uma ótima maneira de se manter desafiado e também de retribuir à sua comunidade.

Candidatar-se a um estágio: Um estágio pode parecer menos do que o ideal, especialmente se o senhor for um adulto que trabalha e está tentando mudar de carreira. Mas um estágio não remunerado pode ser a solução perfeita para ajudá-lo a ganhar experiência em desenvolvimento da Web. O senhor pode até se candidatar a oportunidades de estágio on-line, para que possa trabalhar em casa.

Lembre-se de pedir uma carta de recomendação no final!

Inscreva-se em um hackathon: As hackathons virtuais o ajudarão a aprender com outros programadores e a fazer conexões com o setor. Mesmo que o senhor não seja do tipo competitivo, essa é uma maneira fácil de testar sua capacidade de programação. habilidades de programação em ação e envolva-se na comunidade de desenvolvedores.

5 dicas para se tornar um desenvolvedor de aplicativos

O senhor está se sentindo motivado? Para resumir, aqui estão nossas 5 dicas mais valiosas para ajudá-lo a iniciar sua carreira.

  1. Comece com tutoriais de codificação gratuitos para descobrir se o senhor realmente gosta do desafio do desenvolvimento da Web.
  2. Mantenha-se atualizado com os blogs do setor. O senhor se manterá atualizado sobre como outros desenvolvedores estão aprimorando suas habilidades e resolvendo problemas de codificação complicados.
  3. Faça sua pesquisa. Leia sobre como os programadores criam soluções para diferentes dispositivos móveis e fique à frente da curva quando se trata de novos softwares e sistemas operacionais.
  4. Experimente algumas das ferramentas de engenharia de software mais populares. Mesmo que não esteja pronto para se comprometer com um programa de tempo integral, você ainda pode obter uma valiosa experiência prática e ter um vislumbre da sensação de satisfação quando constrói algo com seu próprio conhecimento de programação.
  5. Se o senhor estiver motivado para entrar rapidamente no setor e aprender por meio de projetos práticos, opte por um Bootcamp de Engenharia de Software projetado para que o senhor seja contratado rapidamente.

Se o senhor estiver pronto para dar o próximo passo, reserve um tempo conosco: nós vamos ajudar o senhor a chegar lá.

FAQs:

Como posso me tornar um desenvolvedor de aplicativos iOS?

Se o senhor sabe que deseja se concentrar nos produtos Apple, isso significa que terá de se especializar no desenvolvimento para iOS. Há programas que o senhor pode instalar no Mac ou iPhone para começar, como o Xcode. Comece pesquisando os desafios que os desenvolvedores de iOS geralmente enfrentam e, se seu orçamento permitir, familiarize-se com o maior número possível de produtos Apple.

Como posso me tornar um desenvolvedor de aplicativos Android?

O desenvolvimento da Web para dispositivos Android requer seu próprio conjunto de habilidades. O senhor pode usar ferramentas de código aberto para começar a se aprofundar, mesmo sem uma educação formal. O senhor também deve aperfeiçoar suas habilidades em Java, pois dependerá muito dessa linguagem ao programar para o Android.

Como posso me tornar um desenvolvedor de aplicativos sem experiência?

O bom da codificação é que o senhor pode criar projetos para si mesmo para ganhar experiência. Comece com tutoriais gratuitos para obter algumas horas de prática. As hackathons são outra ótima maneira de exercitar seus músculos de programação. Em seguida, o senhor pode começar a entrar em contato com empresas locais, organizações sem fins lucrativos ou até mesmo com amigos e familiares para ajudar em projetos de desenvolvimento da Web.

Quanto ganha um desenvolvedor de aplicativos?

De acordo com o Salary.com, os desenvolvedores de aplicativos normalmente ganham de US$ 58.421 a US$ 76.517 por ano. Esse salário pode facilmente aumentar à medida que o senhor adquire experiência e referências sólidas na área.

Quanto custa criar um aplicativo?

As empresas gastam muito dinheiro para criar um aplicativo personalizado. Muitas vezes, a conta pode chegar a seis dígitos ou mais. É por isso que os desenvolvedores de aplicativos talentosos recebem um salário tão alto e grandes benefícios.

Similar Posts